Sonhos de Abóbora

Hoje é um dia de confissões aqui no blogue. Eu, Bárbara Cardoso, confesso ter cometido um crime severo. Nunca, mas nunca mesmo, em toda a minha vida, tinha comido sonhos de abóbora... nem de cenoura já agora! Sim, é um crime horrendo e hediondo mas, em minha defesa todos os anos fazia os tradicionais Sonhos de Natal... mas este ano tentei redimir-me e comecei pelos sonhos de abóbora!

E meu deus, o que andei a perder todo este tempo! Fui recolher esta receita aos caderninhos antigos que temos cá em casa, e como vos hei-de explicar?! Conseguem imaginar um pequeno sonho, super fofinho, que ao mesmo tempo é leve e denso, mas super fofinho mesmo... doce quanto baste, que se desfaz na boca? Pronto, foi o melhor que consegui! Têm que experimentar a receita para perceberem o que quero dizer, sério! Eles desapareceram na hora, nem sobraram para contar a história...


Sonhos de Abóbora

Ingredientes:
  • 600 g de abóbora (sem casca)
  • 150 g de farinha
  • 75 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha caseiro
  • 1 colher de chá de fermento
  • raspa de 2 laranjas
  • sumo de 1 laranja
  • açúcar q.b.
  • canela em pó q.b.
  • açúcar q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Coza a abóbora a vapor. Depois de cozida, esmague-a com um garfo e remova o máximo de água possível, através de um coador.
2. Numa taça coloque o puré de abóbora, as gemas, o açúcar (75 gramas) e o sumo de raspa de laranja e misture bem.
3. Adicione a farinha, previamente peneirada, e misture.
4. Bata as claras em castelo, com uma pitada de sal. Junte as claras ao preparado anterior, e envolva delicadamente, até obter uma massa homogénea.
5. Aqueça uma frigideira funda com óleo. Coloque pequenas colheradas de sopa a fritar, virando a meio da fritura. Coloque os sonhos sobre papel absorvente, para remover o excesso de óleo.
6. Com os sonhos ainda mornos, passe-os pela mistura de açúcar e canela em pó.

Acompanha-nos também em:

   

13 comentários :

  1. Boa tarde!
    O peso da abóbora é em cru ou cozida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celeste!

      O peso é antes de cozida, e sem a casca.
      Espero ter ajudado!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Acho que te redimiste muito bem! Ficaram lindos! Quem pudesse apanhá-los! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que gostaste!
      Além de bonitos ficam uma delícia... fiquei encantada!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Hummmm, acho que vou cometer esse crime hediondo também kkkk. Que delícia!
    Bjssss

    ResponderEliminar
  4. Eu adoraaaava sonhos! Há séculos que não como, deixei-me de comer coisas assim fritas constantemente. Mas o Natal pede! No entanto, acho que prefiro os de cenoura :P
    Beijinhoo

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana!

      Que bom que gostaste!
      No fim-de-semana passado fiz de cenoura por acaso :D e realmente gostamos ainda mais dos de cenoura, têm mais sabor não é?

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tenho esta receita de sonhos de abobora ja faz tempo, "e muito bom, no lugar de polvilhar o acucar e canela, eu faco calda de acucar e deito nos sonhos que fica tambem uma delicia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Hummmm deve ficar uma delicia com a calda de açúcar também!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Elisa!

    Que bom que gostaste!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia gostava de fazer tantos os sonhos de cenoura como os de abóbora que tipo de farinha hei de usar? 55/65? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por norma uso a T55, mas aqui é um pouco indiferente acho.

      Beijinhos

      Eliminar