Torta de Cenoura

Há duas semanas recebemos um grande carregamento de cenouras cá em casa... foi necessário recorrer ao nosso reportório de receitas para evitar que as cenouras acabassem por se estragar. Uma boa quantidade foi devidamente preparada, cortada e congelada para ser usada mais tarde nas mais variadas receitas: sopas, purés de legumes, ratatouilles, bolos, etc. As restantes serviram de base à sopa para durante toda a semana, a arroz de legumes, a um Bolo de Cenoura e Chocolate para os lanches, e finalmente a uma novidade: uma torta de cenoura!

Eu adoro aquela tradicional torta de laranja... mas confesso que nunca tinha provado de cenoura, apesar de existir uma receita bem velhinha, em páginas amareladas do tempo, no livro de receitas da minha mãe... e estava encontrada a desculpa perfeita para mais uma sobremesa!

À receita original poucas alterações foram introduzidas. Reduzi a quantidade de açúcar por achar a original obscena, e adicionei-lhe o toque quente da canela. Estas alterações revelaram-se cruciais... a torta tem a dose certa de doçura e aquele toque, bem de leve, da canela, que nos aconchega a alma nestes dias frios de inverno que nos acompanham...





Torta de Cenoura

Ingredientes:
  • 500 g de cenouras descascadas
  • 150 g de açúcar
  • 75 g de farinha
  • 3 ovos
  • 1 laranja
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de café (rasa) de canela em pó
  • açúcar em pó q.b.

Preparação:
1. Coza as cenouras a vapor durante 30 a 45 minutos. Reduza as cenouras a puré, com a ajuda de uma varinha mágica, e deixe arrefecer completamente.
2. Adicione ao puré de cenoura os ovos, o açúcar, a canela, a raspa e o sumo da laranja e misture bem.
3. Junte a farinha e o fermento, previamente peneirados, e envolva.
4. Coloque a mistura num tabuleiro de forno, previamente untado com manteiga, forrado com papel vegetal e novamente untada com manteiga. Leve-o ao forno, pré-aquecido nos 200 ºC, durante 20 a 25 minutos.
5. Desenforme a torta ainda quente sobre um pano limpo e enrole de imediato. Deixe arrefecer, corte as pontas da torta e sirva polvilhada com açúcar em pó a gosto.

Acompanha-nos também em:

   

6 comentários :

  1. Que torta mais linda! :D Gosto tanto da consistência deste tipo de tortas. Ficam uma verdadeira delicia! Adorei...ficou com aspecto daquelas que a gente comia quando éramos mais novas!

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha! Também eu adoro torta de laranja, e esta versão com cenoura parece-me igualmente deliciosa :)

    ResponderEliminar
  3. Essa torta ficou linda e com bonita cor.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/um-mes-com-henrique-sa-pessoa-e-uma.html

    ResponderEliminar
  4. Adoro tortas. Tem um aspecto fantástico e húmido.
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão perfeita, com essa cor bem forte :D

    ResponderEliminar