Bola de Carne Deliciosa

Assim que vi esta receita de bola de carne tive que a guardar de imediato... é daquelas receitas que saltam do ecrã e que de vez em quando sabem bem para quebrar a rotina, para um jantar de domingo relaxado...

Esta massa faz-me lembrar claramente a massa dos lanches mistos, especiais, etc. E acreditem que estou ansiosa por dar-lhe mil e um fins para além deste... se bem que esta bola é deliciosa... desaparece a grande velocidade, até à última migalha!





Ingredientes:
  • 500 g de farinha fina
  • 1 pacote de fermento de padeiro granulado
  • 70 g de manteiga derretida
  • 2 ovos
  • 50 g de açúcar
  • 160 ml de leite
  • charcutaria variada: fiambre, paio York, linguiça, chouriço, presunto, bacon, etc.
  • sal q.b.
  • leite q.b.

Preparação:
1. Numa taça coloque a farinha e o açúcar e misture bem, Faça uma espécie de "cova" no meio e coloque aí o fermento de padeiro.
2. Leve ao lume o leite e a manteiga até esta derreter, não deixando ferver.
3. Coloque na "cova" os ovos, a manteiga derretida e o leite e amasse muito bem.
4. Deixe a massa repousar, tapando com um pano, em local seco e sem correntes de ar (eu coloco-a no microondas), até que esta dobre de tamanho, cerca de 1 hora.
5. Estenda a massa em forma de rectângulo. Corte-a em três partes iguais e coloque a primeira num tabuleiro de ir ao forno apropriado; divida o recheio das charcutarias em dois e coloque sobre a primeira metade da massa.
6. Coloque mais um rectângulo de massa e coloque a segunda metade das charcutarias, sobrepondo o último rectângulo de massa.
7. Pique a bola na superfície e pincele-a com um pouco de leite.
8. Leve a bola ao forno pré-aquecido nos 170 ºC durante cerca de 25 a 30 minutos.

Acompanha-nos também em:

   

41 comentários :

  1. Hum,parece simples. Parece-me uma boa ideia para um lanche.

    ResponderEliminar
  2. Não me admiro que desapareça a grande velocidade, com esse aspecto, não me escaparia também :)
    Ficou bem gulosa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ratolinha! Realmente fica fantástica, não vejo a hora de dar outros usos à massa!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que boa deve ser! Cheia de carne :)
    Beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Huuuummmm que delicia!!! Tem um aspecto 5 estrelas!!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Olá Barbara, as imagens falam por si, está fantástica!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dulce!

      Espero que esteja tudo bem contigo :) não tenho tido muito tempinho para comentar os vossos blogues ultimamente :(

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ai o que eu gosto disso!!! Adoro bola de carne, adoro, adoro, adoro!!!
    E o que me foste ensinar, agora vou ter que fazer!;P
    Beijocas:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui... fico à espera dos resultados e da opinião ^^

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro bola de carne, a tua parece-me bem apetitosa!!!
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  8. Olá:)

    Gostei tanto do aspecto que sou "obrigada" a levar a receita e fazer. Pena que não possa fazer já hoje.
    Adoro bôlas de carne e já experimentei muitas receitas mas esta parece especial. Obrigada por partilhares:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é muito parecida com as bolas das confeitarias, com os lanches, enfim... com todas essas coisas boas!

      Sem dúvida uma receita a guardar ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Adoro bola de carne e não me canso de experimentar receitas.
    Esta será a próxima.
    Está com um aspecto magnifico.
    Bjs
    Rosario

    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Adorei! O meu namorado adora e aos preços que as coisas estão, nada melhor que algo saboroso e caseiro. Mesmo que não seja da mamã, sabe sempre bem :)

    Obrigada pela sugestão ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helen!

      Sem dúvida, nada melhor que comidinha caseira :)
      De nada, depois diz-me o que achaste!

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Que bela bola está mesmo como nós gostamos bem recheada.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  12. Tem mesmo um aspecto delicioso. E agora com o friozinho a chegar temos que acender o forno e fazer coisas boas destas.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Hoje tivemos a mesma ideia :)
    Sabe tão bem uma bola nos dias frios... E naqueles lanches - ajantarados!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Com as receitas de bola de carne q tenho feito, tb fiquei fã :) A tua ficou óptima! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  15. Bola de Carne é muitooooo bom.. eu costumo fazer com as carnes picadas, mas assim deve ser muito bom..
    um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Um dia destes irei experimentar...tem m ótimo aspeto!
    Fiquei seguidora do seu blog...
    Bjs
    Paula
    www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Adoro bola de carne, amiga sabem sempre bem, então agora que andamos mais cheios de doces, vem sempre a calhar uma sugestão salgada. Beijinhos e um Feliz 2013!
    Ana Pinheiro

    ResponderEliminar
  18. Olá, gostei mto desta receita, mas não tenho esse fermento de saquinha só tenho do outro de pasteleiro. será que posso usar na mesma? Qual a quantidade certa para esse?
    Obrigada
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Não recomendo que utilize o fermento comum, porque se colocar a levedar a massa não vai crescer quase, eu experimentei e realmente o efeito não é o mesmo. Mas este fermento pode ser facilmente encontrado em vários hiper e supermercados, ao pé dos artigos para bolos e gelatinas.

      O que eu costumo usar contém 4 saquetas que dão para 4 bolas de carne, pelo que acaba por compensar na minha opinião :)

      Espero ter ajudado!

      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  19. Agora que andei por aqui a cuscar, já ninguém me tira!!
    Adoro bôlas!! E esta tem uma pinta... Isto e uma sopa já faziam o meu almoço!
    Levo a receita para experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Este fim-de-semana tive que fazer:)) mas como não tinha carnes de charcutaria fiz com queijo tipo flamengo em fatia e fiambre fatiado. Ficou boa, pelo menos os miudos adoraram, embora reconheça que não tão saborosa como ficará da próxima com as carnes devidas! Também por isso sentia-se um pouco a falta de sal! Cortei em quadrados, congelei e eles hoje levaram para o lanche (depois de descongelada parece acabada de fazer). Só que a massa não ficou com consistência para estender com o rolo, tive de a ir esticando com a mão dentro do tabuleiro. Porque seria?! Talvez tenha a ver com as quantidades de manteiga e leite, que não sendo quantidades fáceis de medir e porque a culinária, principalmente a doçaria é uma ciência, qualquer pózinho a mais ou a menos faz a diferença na consistência. Como mede 70g e 160ml? Obrigada pela partilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!

      A questão de a massa não dar para estender com o rolo pode ser por vários motivos, talvez os produtos utilizados, ou o tempo para levedar, etc. Mas vai ver que vai ficar melhor ainda com a charcutaria, o sabor será completamente diferente :)

      O meu truque para medir os 70g e os 160ml é pesá-los na balança digital, ou seja, peso 70g de manteiga e peso 160g de leite e nunca falha! Se calhar ao medir pode ter medido menos manteiga e a massa ficou menos "elástica". Espero que da próxima vez corra melhor querida :) e qualquer questão que tenha não hesite em colocar :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Viva! Obrigada pela resposta. Pois está bem visto...já fui comprar uma balança digital por um custo aceitável daqueles que é "nim" (9,99€:)). A farinha fina é tipo Branca de Neve para bolos que diz fina (passo publicidade) rótulo azul? Beijinhos and keep de good work!

      Eliminar
    3. Olá querida!

      A minha também foi assim bem económica (o mesmo preço até!) e funciona muito bem! E dá imenso jeito acredite, eu mesmo o óleo peso na balança! Mas como a densidade dele é inferior à da água peso sempre por excesso em relação ao volume!

      Eu uso farinha fina também mas (e não sou paga para publicitar nada :P) uso a farinha do Pingo Doce, gosto muito dela!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  21. Hum... uma ótima sugestão que sabe bem em qualquer altura do ano, mas quando começa a chegar o calor, passeios, praia, pic-nics, apetece ainda mais!!!
    Beijinhos, Teresa Deodato
    http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. QUe delicia de bolo de carne, paeace um lanche muito bom


    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. á dias fui a uma padaria e tinha uma bola de carne que juro nunca comi igual era mesmo divinal.... era tipo esta mas penso que era com uma massa tipo brioche. Não conhece nenhuma receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!

      Esta massa é muito semelhante á das confeitarias e padarias, apenas não fica tão amarelinha (não sei se lhe metem algum corante ou assim), mas pode se quiser adicionar mais gemas de ovo para esse feito. Ela não fica como aquelas de massa de pão, a massa dela é semelhante à dos lanches em sabor :) experimente a sério, vai ver que vale a pena!

      Beijinhos

      Eliminar
  24. Hummm... realmente tentadora essa receita. Me deu água na boca!
    :D
    Abraços

    ResponderEliminar
  25. Aprovadíssima...!
    Medidas e quantidades perfeitas, massa muito saborosa.
    A repetir certamente.
    Cumprimentos,
    Filomena Fuentefra

    ResponderEliminar
  26. Olá!
    Óptima receita...e agora no inverno com um cházinho é do melhor! :)
    A vossa massa nunca ficou assim um pouco elástica demais? Sabem como resolver esse problema? Já me aconteceu e é complicado estender com o rolo (tende a voltar à forma inicial). Ideias?
    Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  27. Parece-me óptima. Podia só especificar a quantidade de fermento em gramas...obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alcina!
      É uma saqueta de fermento seco de padeiro, daquelas da Vahiné, que se encontram junto ao fermento. Tem cerca de 5 gramas cada saqueta.
      Beijinhos

      Eliminar