Bacalhau com Broa

Há realmente mil e uma maneiras de cozinhar o bacalhau... e nem sempre, pelo Natal, nos apetece comer bacalhau da mesma forma. Apesar da tradição, e de continuarmos a fazer o famoso bacalhau com todos, gostamos também de ter sobre a mesa outras alternativas. Normalmente a alternativa é o Bacalhau Gratinado, de que todos gostam, e que se come tão bem no dia, como no seguinte.

Este ano resolvemos experimentar fazer a nossa versão de Bacalhau com Broa, tendo em conta os ingredientes que gostamos, os temperos, etc. Esta receita tem poucos ingredientes e, embora a preparação pareça um pouco longa, é na realidade bem simples! A receita chega bem depois do Natal... mas não podia deixar de a partilhar convosco porque é perfeita para qualquer altura do ano no fundo!


Bacalhau com Broa

Ingredientes para 4 pessoas:
  • 600 g de lombos de bacalhau da Pescanova
  • 600 g de batatas pequenas
  • 300 g de espinafres congelados
  • 300 g de miolo de broa de milho
  • 2 cebolas grandes
  • 4 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • mistura de 5 pimentas q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Lave bem as batatas e coloque-as numa assadeira. Salpique-as com sal grosso e misture bem. Leve-as ao forno, pré-aquecidos nos 200 ºC, cobertas com papel de alumínio, por 30 minutos, ou até estarem bem assadas.
2. Cozinhe o bacalhau a vapor durante 10 minutos. Retire-o, lasque-o e reserve.
3. Num tacho coloque um fio de azeite e dois dentes de alho picados e deixe refogar ligeiramente. Adicione os espinafres, tempere-os com sal e pimenta a gosto, e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Reserve.
4. Noutro tacho coloque um fio generoso de azeite, dois dentes de alho picados e as folhas de louro. Deixe refogar ligeiramente e adicione a cebola cortada em rodelas meia-lua, e tempere com sal e pimenta a gosto.
5. Deixe refogar cerca de 10 a 15 minutos, até a cebola estar macia. Se necessário adicionar mais azeite.
6. Entretanto esfarele a broa de milho e tempere-a com o tomilho, sal fino e pimenta a gosto e envolva bem. Reserve
7. Retire o excesso de sal das batatas, dê-lhes um murro e coloque-as numa travessa de forno. Sobreponha a cebolada (reservando o excesso de azeite), o bacalhau lascado e os espinafres salteados.
8. Finalmente cubra tudo com o miolo de broa esfarelado e regue com o azeite reservado da cebolada (se necessário adicione mais azeite). Leve a travessa ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 15 a 20 minutos, até a broa dourar.


Produtos utilizados nesta receita:













Acompanha-nos também em:

   

2 comentários :

  1. Olá Bárbara!
    Adoro bacalhau com broa!! :)

    Queria dizer-te também que foste nomeada por mim para uma TAG :)
    Sabe mais no meu blogue...
    Beijinho,
    https://anaritaferreira83.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Rita!

      Que bom que gostaste! :)
      Oh a sério? Que fixe, vou já espreitar! :)

      Beijinhos

      Eliminar