Lanches Especiais

Desde que fiz aquela fantástica bola de carne cá em casa que a versatilidade da sua massa têm sido explorada... já serviu para inúmeras bolas e para inúmeros lanches especiais... e acreditem que os lanches nada ficam a dever aos que se comem por aí em pastelarias e confeitarias... nada mesmo! É verdade que ficam um pouco "toscos" mas acreditem que o seu sabor e textura compensarão um milhão de vezes a sua aparência desleixada... além de que estes foram os meus primeiros lanches, dêem-me um desconto...

Eu utilizei bacon e fiambre mas, obviamente, podem utilizar a charcutaria da vossa preferência: chouriço, paio York, presunto, linguiça... o que quiserem! Mas, se gostarem de tomate e pimento não os dispensem, dão um toque divinal a estes lanches!







Ingredientes para 8 lanches:
  • 500 g de farinha fina
  • 1 pacote de fermento de padeiro granulado
  • 80 g de manteiga derretida
  • 2 ovos
  • 50 g de açúcar
  • 15 g de sal grosso
  • 160 ml de leite
  • 8 fatias finas de bacon
  • fiambre q.b.
  • queijo q.b.
  • pimento verde ou vermelho q.b.
  • tomate q.b.
  • leite q.b.

Preparação:
1. Numa taça coloque a farinha e faça uma espécie de "cova" no meio e coloque aí o fermento de padeiro.
2. Leve ao lume o leite, a manteiga, o açúcar e o sal até estar tudo derretido, não deixando ferver.
3. Coloque na "cova" os ovos, a manteiga derretida e o leite e amasse muito bem.
4. Deixe a massa repousar, tapando com um pano, em local seco e sem correntes de ar (eu coloco-a no microondas), até que esta dobre de tamanho, cerca de 1 hora.
5. Estenda a massa em forma de rectângulo. E divida a massa em 8 rectângulos estreitos e compridos.
6. Sobre cada metade de rectângulo coloque uma fatia de bacon, fiambre, tomate, pimento em tiras e queijo. Dobre a massa sobre si e sele bem. Repita o procedimento para os restantes lanches.
7. Pincele os lanches com um pouco de leite e leve ao forno pré-aquecido nos 170 ºC durante cerca de 15 minutos.

Acompanha-nos também em:

   

19 comentários :

  1. Parece uma delicia, não me vou esquecer de experimentar! Adoro!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que experimentou a massa e ficou fantástico! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ate fiqei com agua na boca so de olhar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Estes lanches ficaram com um aspecto mesmo delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto. Adorei esta sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fiz hoje esta receita, com umas pequenas adaptações, e com uma forma diferente. Muito obrigada pela partilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que lanches gulosos! ADOREI!*

    ResponderEliminar
  7. OOOOhhhhhh!!!! Isto tem uma pinta divinal...e eu adoro estes lanches! Tenho de fazer ;)
    Obrigado por partilhares a receita!

    ResponderEliminar
  8. Que delícia... acho que levo a receita para a minha "lista"!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por todos os comentários meninas :)

    Espero que tenham gostado e que quem experimentar partilhe aqui a sua opinião!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Humm que delicia! :)
    Mesmo à minha maneira!
    Estou muito triste!!!! Quando ia aceitar o teu comentário enganei me no raio da opção e eliminei :'(
    Opa desculpa!!!!!!!!!!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  11. Hummmmm!eu posso tirar o tomate O pimentao e o Bacon e Só colocar presento e queijo?A farina que eu tenho aqui é para fazer pao e jà vem com fermento granulado dentro,posso usar ela mesmo?

    ResponderEliminar
  12. Adoro lanches!! os teus ficaram ainda com melhor aspecto do que os das pastelarias!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Com tanta coisa boa, falta-me tempo depois para experimentar!!
    Adoro lancheiras!!
    Vai mais uma para a lista!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ola

    Que aspecto, devem ser divinais, estes lanches fazem-me lembrar uns lanches de uma pastelaria muito conhecida no porto! Tenho que experimentar ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar