Molho Especial para Carnes

Cá em casa é frequente vermos programas de culinária útil, como os considero, ou seja, onde se aprendem a fazer receitas saudáveis, rápidas e práticas, com ingredientes do dia-a-dia, sem grande poupa e circunstância! Para agradar os sentidos e claro o estômago!

Num desses programas a minha mãe viu uma receita de carnes já no final, não apanhou os ingredientes! Disse-me apenas que tinha um aspecto magnífico, que era uma espécie de bife alto, mal passado, cortado em tiras... e cozinhado pelo Jamie Oliver!

Eis a dica que precisava! Um bom espectador deste maravilhoso chef das cozinhas modernas sabe, com certeza, que nos seus molhos e temperos não falham o mangericão, o sumo de limão, os alhos, a pimenta e o sal. Com base nisso elaborei um molho para carnes delicioso, pouco calórico e perfeito para grelhados! Aqui fica a receita!


Ingredientes:
  • 16 folhas de mangericão frescas
  • 1 colher de sobremesa de massa de pimentão
  • 1 colher de café de oregãos
  • 2 dentes de alho picados
  • sumo de meio limão
  • azeite q.b.
  • pimenta q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Num almofariz coloque as folhas de mangericão levemente cortadas, os oregãos, os dentes de alho picados, o sal e a pimenta.
2. Esmague e misture tudo muito bem com a ajuda do pilão.
3. Quando tiver uma massa homogénea adicione um fio de azeite, o sumo do meio limão e a massa de pimentão e misture tudo muito bem!
4. Prove e rectifique os temperos a gosto.


Dica - pode fazer molho em quantidade e guardar num frasquinho previamente esterilizado e utilizar sempre que necessário! É um óptimo molho para substituir o sal das refeições (retire-lhe o sal e ficará delicioso), muito pouco calórico e delicioso! Ideal para carnes grelhadas.

Acompanha-nos também em:

   

5 comentários :

  1. Parece-me muito bem este molhinho. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Deve ser óptimo, parece-me uma excelente ideia. Vou guardar esta para os próximos grelhados, ainda para mais, tenho um vaso cheio de manjericão a precisar de uso. :-)

    Jinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da receita, fiz e posso confirmar que é excelente!

    Bj

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostou Lourdes!
    Fico muito feliz :) cá em casa adoramos! Dá um sabor muito especial às carnes!

    ResponderEliminar